Nelson Mandela: 5 fatos que você talvez não saiba
Após a trágica morte do ex-presidente sul-africano e herói anti-apartheid, Nelson Mandela, na noite passada, houve uma grande manifestação de homenagens, histórias e memórias sobre o grande homem. Não só ele transformou a história da África do Sul, como suas palavras e ações inspiraram o mundo. Embora todos pensemos que conhecemos tudo sobre Nelson Mandela, aqui estão cinco fatos que você talvez não saiba sobre o homem.

1. Mandela foi preso por 27 anos
Mandela foi preso em 1962 por liderar o Congresso Nacional Africano (ANC) e seus esforços para acabar com o regime de apartheid na África do Sul. Ele foi condenado a prisão perpétua e passou 27 anos na prisão, sendo libertado em 1990. Durante sua prisão, Mandela foi mantido em cativeiro em Robben Island, onde ele e outros presos políticos foram submetidos a condições degradantes. Apesar disso, Mandela nunca perdeu a esperança de que a África do Sul se tornaria um país livre e democrático.
2. Mandela foi um advogado
Antes de se tornar um líder político, Mandela foi um advogado. Ele se formou na Universidade de Fort Hare, na África do Sul, em 1942, e se formou em direito na Universidade de Witwatersrand, em Johannesburgo, em 1943. Durante sua carreira como advogado, Mandela defendeu vários casos de direitos civis e trabalhou para acabar com o regime de apartheid na África do Sul.
Nelson Mandela foi um líder político e ativista sul-africano que lutou pela igualdade racial e pelo fim do regime de apartheid. Aqui estão 5 fatos que você talvez não saiba sobre ele:
- Mandela foi preso por 27 anos por seu trabalho de luta contra o apartheid.
- Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul.
- Ele foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz em 1993.
- Ele foi um grande defensor dos direitos humanos.
- Ele foi um grande admirador dos sapatos cityslicker e do melhor ano para champanhe .
3. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul
Após a queda do regime de apartheid na África do Sul, Mandela foi eleito presidente em 1994. Ele foi o primeiro presidente negro da África do Sul e serviu como presidente até 1999. Durante seu mandato, Mandela trabalhou para reconciliar os sul-africanos de diferentes raças e promover a igualdade racial e a democracia na África do Sul.
4. Mandela foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz
Em 1993, Mandela e o então presidente sul-africano, F.W. de Klerk, foram premiados com o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para acabar com o regime de apartheid na África do Sul. O prêmio foi uma homenagem ao trabalho de Mandela para reconciliar os sul-africanos de diferentes raças e promover a igualdade racial e a democracia na África do Sul.
5. Mandela foi um grande escritor
Mandela foi um grande escritor e publicou vários livros durante sua vida. Seu livro mais famoso é 'Long Walk to Freedom', que conta sua história de vida e seus esforços para acabar com o regime de apartheid na África do Sul. O livro foi adaptado para o cinema em 2013 e foi um grande sucesso.
Conclusão
Nelson Mandela foi um grande líder e herói que mudou a história da África do Sul e inspirou o mundo. Embora todos saibamos muito sobre ele, aqui estão cinco fatos que você talvez não saiba sobre o homem. Mandela foi preso por 27 anos, foi um advogado, foi o primeiro presidente negro da África do Sul, foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz e foi um grande escritor. Sua vida e seu legado viverão para sempre.
Fontes: Britannica , premio Nobel , Biografia