Etiqueta – Como comer um almoço de negócios

Existem poucas coisas mais assustadoras do que levar um cliente para almoçar. O almoço deve ser algo prazeroso - seja uma refeição de cinco pratos bombardeada com galões de bebida ou um sanduíche de supermercado jogado na mesa, representa uma pausa no dia, um marco na longa e lenta marcha até a hora em que finalmente você pode ir para casa.

almoço de negócios -TGJ.01

Mas quando se trata de almoços de negócios, há uma certa etiqueta que precisa ser seguida. Comer um almoço de negócios pode ser uma tarefa assustadora, mas com o conhecimento e a preparação certos, você pode garantir que você e seu cliente tenham uma experiência agradável e bem-sucedida.

Esteja preparado

Antes mesmo de pisar no restaurante, você deve estar preparado. Certifique-se de conhecer o cardápio e os preços, e tenha algumas opções em mente para o seu cliente. Se você não tem certeza do que eles gostariam, pergunte com antecedência. Você também deve estar ciente de quaisquer restrições alimentares que eles possam ter e garantir que o restaurante possa acomodá-los.

Também é importante ficar atento ao dress code do restaurante. Se você não tiver certeza, é melhor ser cauteloso e se vestir de maneira mais formal. Você não quer ser aquele que aparece de jeans e camiseta quando todo mundo está de terno.

Seja pontual

Chegar atrasado a um almoço de negócios é uma grande gafe. Certifique-se de chegar a tempo, ou mesmo alguns minutos mais cedo. Isso mostra ao seu cliente que você respeita o tempo dele e que leva a reunião a sério. Se você estiver atrasado, certifique-se de ligar com antecedência e avisá-los.

A almoço de negócios é uma oportunidade para construir relacionamentos e mostrar boas maneiras. É importante seguir algumas etiquetas básicas para garantir que você se comporte de maneira profissional. Por exemplo, você deve chegar ao almoço no horário, se apresentar aos outros convidados e seguir as instruções do anfitrião. Além disso, você deve se lembrar de não falar sobre assuntos polêmicos ou religiosos e manter o foco na conversa. Se você estiver comendo em um restaurante, é importante seguir as regras básicas de etiqueta de mesa, como não falar com a boca cheia, não usar o celular e não comer com as mãos. Para aproveitar ao máximo o almoço de negócios, você também pode discutir assuntos interessantes, como as empresas de conversão elétrica que estão liderando a carga de carros clássicos ou podcasts que o tornam mais inteligente .

Encomendar adequadamente

Na hora de fazer o pedido, é importante ficar atento à faixa de preço do restaurante. Se você está levando um cliente a um restaurante sofisticado, provavelmente não é uma boa ideia pedir o item mais barato do cardápio. Por outro lado, se você estiver em um restaurante mais casual, não vai querer pedir o item mais caro. Tente encontrar um equilíbrio entre os dois.

Também é importante estar ciente do tamanho da porção. Se você está pedindo uma refeição grande, certifique-se de terminá-la. Você não quer ser aquele que deixa metade da refeição no prato.

Seja gentil

Quando se trata de almoços de negócios, é importante ser cortês. Certifique-se de ser educado com os garçons e agradecê-los pelo serviço. Você também deve estar ciente de suas maneiras à mesa. Não fale de boca cheia e não beba a sopa. Certifique-se de estar ciente das normas culturais do restaurante e siga-as.

Estar noivo

Quando você está em um almoço de negócios, é importante estar engajado. Certifique-se de estar prestando atenção ao seu cliente e de ouvir ativamente o que ele está dizendo. Não se distraia com seu telefone ou outras pessoas no restaurante. Certifique-se de estar focado na conversa e de se esforçar para se conectar com seu cliente.

Conclusão

Comer um almoço de negócios pode ser uma tarefa assustadora, mas com o conhecimento e a preparação certos, você pode garantir que você e seu cliente tenham uma experiência agradável e bem-sucedida. Esteja preparado, seja pontual, peça adequadamente, seja cortês e seja engajado. Com essas dicas, você certamente causará uma ótima impressão no seu cliente.

Para obter mais informações sobre etiqueta comercial, consulte Este artigo do Forbes Coaches Council e Este artigo da Inc. com.