Etiqueta – Como comer um almoço de negócios
Existem poucas coisas mais assustadoras do que levar um cliente para almoçar. O almoço deve ser algo prazeroso - seja uma refeição de cinco pratos bombardeada com galões de bebida ou um sanduíche de supermercado jogado na mesa, representa uma pausa no dia, um marco na longa e lenta marcha até a hora em que finalmente você pode ir para casa.

Mas quando se trata de almoços de negócios, há uma certa etiqueta que precisa ser seguida. Comer um almoço de negócios pode ser uma tarefa assustadora, mas com o conhecimento e a preparação certos, você pode garantir que você e seu cliente tenham uma experiência agradável e bem-sucedida.
Esteja preparado
Antes mesmo de pisar no restaurante, você deve estar preparado. Certifique-se de conhecer o cardápio e os preços, e tenha algumas opções em mente para o seu cliente. Se você não tem certeza do que eles gostariam, pergunte com antecedência. Você também deve estar ciente de quaisquer restrições alimentares que eles possam ter e garantir que o restaurante possa acomodá-los.
Também é importante ficar atento ao dress code do restaurante. Se você não tiver certeza, é melhor ser cauteloso e se vestir de maneira mais formal. Você não quer ser aquele que aparece de jeans e camiseta quando todo mundo está de terno.
Seja pontual
Chegar atrasado a um almoço de negócios é uma grande gafe. Certifique-se de chegar a tempo, ou mesmo alguns minutos mais cedo. Isso mostra ao seu cliente que você respeita o tempo dele e que leva a reunião a sério. Se você estiver atrasado, certifique-se de ligar com antecedência e avisá-los.
A almoço de negócios é uma oportunidade para construir relacionamentos e mostrar boas maneiras. É importante seguir algumas etiquetas básicas para garantir que você se comporte de maneira profissional. Por exemplo, você deve chegar ao almoço no horário, se apresentar aos outros convidados e seguir as instruções do anfitrião. Além disso, você deve se lembrar de não falar sobre assuntos polêmicos ou religiosos e manter o foco na conversa. Se você estiver comendo em um restaurante, é importante seguir as regras básicas de etiqueta de mesa, como não falar com a boca cheia, não usar o celular e não comer com as mãos. Para aproveitar ao máximo o almoço de negócios, você também pode discutir assuntos interessantes, como as empresas de conversão elétrica que estão liderando a carga de carros clássicos ou podcasts que o tornam mais inteligente .
Encomendar adequadamente
Na hora de fazer o pedido, é importante ficar atento à faixa de preço do restaurante. Se você está levando um cliente a um restaurante sofisticado, provavelmente não é uma boa ideia pedir o item mais barato do cardápio. Por outro lado, se você estiver em um restaurante mais casual, não vai querer pedir o item mais caro. Tente encontrar um equilíbrio entre os dois.
Também é importante estar ciente do tamanho da porção. Se você está pedindo uma refeição grande, certifique-se de terminá-la. Você não quer ser aquele que deixa metade da refeição no prato.
Seja gentil
Quando se trata de almoços de negócios, é importante ser cortês. Certifique-se de ser educado com os garçons e agradecê-los pelo serviço. Você também deve estar ciente de suas maneiras à mesa. Não fale de boca cheia e não beba a sopa. Certifique-se de estar ciente das normas culturais do restaurante e siga-as.
Estar noivo
Quando você está em um almoço de negócios, é importante estar engajado. Certifique-se de estar prestando atenção ao seu cliente e de ouvir ativamente o que ele está dizendo. Não se distraia com seu telefone ou outras pessoas no restaurante. Certifique-se de estar focado na conversa e de se esforçar para se conectar com seu cliente.
Conclusão
Comer um almoço de negócios pode ser uma tarefa assustadora, mas com o conhecimento e a preparação certos, você pode garantir que você e seu cliente tenham uma experiência agradável e bem-sucedida. Esteja preparado, seja pontual, peça adequadamente, seja cortês e seja engajado. Com essas dicas, você certamente causará uma ótima impressão no seu cliente.
Para obter mais informações sobre etiqueta comercial, consulte Este artigo do Forbes Coaches Council e Este artigo da Inc. com.